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Revista Novos Estudos - Contents

Edição 50

Março d 1998

ARTIGOS

"A Falecida" e o realismo, a contrapelo, de Leon Hirszman

Resumo

Esta análise de A Falecida, filme dirigido por Leon Hirszman em 1965, destaca seus traços de estilo (sobriedade, minimização dos "golpes de teatro", lentidão à revelia da agilidade do texto) como expressão do ponto de vista do cineasta sobre o ressentimento, a vingança e a programação da morte, tópicos de Nelson Rodrigues que têm no filme uma versão contundente, em sua lida com os conflitos entre moral e desejo. A contragosto do escritor, Leon opta pelo sério-dramático e se apóia num estilo marcante de câmera para construir, pela observação do rosto, uma visão interna da experiência dos protagonistas. Tal leitura recusa a tendência à desqualificação geral do mundo das personagens, própria às versões tragicômicas de Nelson Rodrigues. Na busca de um drama realista, o filme se afasta seja do puro sarcasmo como esquema de observação, seja de um moralismo fatalista e conservador.

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